Universidade do Algarve

Español
English

Responsável: Prof. Maria Clara Costa

A Universidade do Algarve (UAlg) é uma instituição de ensino, que tem como áreas relevantes a ciência e a tecnologia, especificamente as ciências da terra, mar e meio ambiente. Neste projeto o grupo UAlg é formado por doutores em química e biologia com experiência no desenvolvimento de processos de (bio)remediação de áreas mineiras e costeiras e, mais recentemente, na obtenção e identificação de consórcios bacterianos selecionados para a degradação de compostos emergentes da indústria farmacêutica. Estes investigadores participaram em vários projetos nacionais e internacionais financiados pela UE e possuem as técnicas e os recursos materiais e humanos necessários para alcançar os objetivos propostos no projeto.

A missão do grupo UAlg consiste no desenvolvimento de processos de remediação ambiental, com particular enfoque para aqueles que levam em conta a descontaminação de áreas de mineração abandonadas e, em particular, a sua maior ameaça, as águas ácidas formadas naqueles ambientes. Este projeto permitir-nos-á explorar a obtenção de novas estirpes e consórcios bacterianos especialmente adaptados aos ambientes mineiros, com características particularmente adequadas para a reabilitação destas áreas, que abundam na Faixa de Piritosa Ibérica. Este grupo iniciou recentemente estudos de biodegradação de compostos farmacêuticos emergentes e este projeto será também uma oportunidade para obter novos microrganismos e compostos bioativos para esse fim.

O grupo UAlg tem ampla experiência no estudo de minas abandonadas e água de drenagem ácida, bem como na recuperação dessas áreas, tendo participado em diversos projetos, como o BIOMETAL DEMO que implementou uma planta piloto de tratamento de água ácida numa mina.